Chef Ronaldo Canha

Da cozinha, comandada pelo chef Ronaldo Canha, saem receitas italianas com roupagem contemporânea. O menu, que muda duas vezes por ano, no verão e no inverno, é feito tendo como base insumos sempre frescos e vegetais orgânicos.

O verão no Quadrucci chega cheio de cor e leveza em sete novas receitas. Uma entrada, cinco principais e uma sobremesa prometem refrescar a estação mais esperada pelos cariocas. Além disso, o couvert do restaurante também foi renovado e agora vai à mesa com mini baguete de azeitona e pãezinhos de parmesão e linguiça, todos feitos na casa, além de sardela — tradicional pasta italiana feita de tomate e alicci — e azeite aromatizado com pimenta rosa.

Para começar, um refrescante vinagrete de frutos do mar, com polvo, mexilhão, camarão e lula temperados com pimentões amarelos e vermelhos e mergulhados em um delicioso molho cítrico. A sugestão chega à mesa acompanhada de torradinhas.

No novo cardápio, os peixes ganham destaque. O chef Ronaldo investe no filé de namorado, que vem com um molho feito com açafrão, caldo do próprio peixe e vinho branco, e acompanhado com um cremoso risoto de beterraba e uma leve ratatouille brasileira, com quiabo, palmito, abóbora, cebola roxa e pimentão amarelo. Outra opção é o cherne grelhado servido com mousseline de batata baroa e manjericão e farofinha crocante por cima, acompanhado de um levíssimo gratinado de pupunha.

Já os camarões ganham duas receitas diferentes no novo cardápio. Na primeira, o crustáceo vem em tamanho VG e grelhado, sobre um leito de ragú de tomate com chorizo espanhol e acompanhado de um surpreendente e aveludado purê de maçã, servido dentro da própria fruta. “O ragu de tomates com chorizo espanhol oferece um toque mais apimentado ao prato, dando um sabor único. Já o purê de maçã verde, que vem como acompanhamento, oferece uma textura macia e cremosa, além de um toque doce, equilibrando a receita”, revela o chef. A segunda opção é o camarão ao molho de curry, coco e coentro e lascas de coco assado.

Para os fãs de massas, a novidade fica por conta do ravióli de alho poró, uma leve massa artesanal recheada de cogumelos Portobello ao cremoso molho de manteiga tostada e temperado com um mix de ervas (alecrim, tomilho, manjericão, sálvia e salsinha), e salpicado com abobrinha e pinoli. “Resolvemos fazer um formato arredondado do ravióli, o que permite ter mais recheio na massa. Escolhemos os cogumelos Portobello, que possuem alto valor proteico, além de serem deliciosos”, avalia o chef Ronaldo Canha.

Para encerrar, a colorida e refrescante salada de frutas, com morango, kiwi, uva e manga marinados em gengibre e hortelã é finalizada com chantilly de cardamomo e sem adição de açúcar (R$ 19). “O hortelã dá frescor à receita, enquanto o cardamomo deixa a salada, que não leva açúcar, levemente adocicada”, revela o chef.